[MikuMikuDance] O Que é,e como usar.

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[MikuMikuDance] O Que é,e como usar.

Mensagem por PaPaku520 em Qua Abr 15, 2015 9:06 pm

Olá,hoje irei ensinar como usar o MikuMikuDance.
PS::Não irei ensinar como usar os subprogramas como MikuMikuMoving ou PMD/X Editor.

Essa e a interface do MikuMikuDance.



Na aba "Model Manipulation",é aonde você carrega os modelos que deseja usar.
Atualmente o MikuMikuDance Suporta modelos no formato PMD e PMX.(Não suporta PMX2.0)

Na Aba "Bone Manipulation" é aonde você pode girar ou deformar os bones do modelo que você escolheu.
Você pode reparar que no canto inferior,estão presentes os botões "X","Y" e "Z".
Os que estão com um circulo ao seu redor,são os para rotacionar/girar os bones.
Os com as setas Para as direções "Cima","Baixo","Esquerda" e "Direita" São para Mover os bones "IK".(falarei mais adiante.)

Na Aba "Facial Manipulation",e aonde você usa as expressões faciais do modelo.
Você deve arrastar a barra até o final para fazer a expressão completa.
Na maioria dos casos,modelos normais(Humanos e Humanoides) tem as seguintes expressões.

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"Eyes"
As que são feitas para os olhos,como piscar,fechar alegremente ou a expressão " >< "

"Brow"
As que são para as sobrancelhas,como uma expressão zangada ou surpresa,que pode ser complementada com as dos olhos.

"Mouth"
As Basicas da boca,como o "A","E","I,"O" e "U",alguns modelos tem sorrisos,expressões tristes e etc.

"Other"
Essa e aonde fica as expressões extras,como fazer aparecer expressões como "!" ou " """ ",e varias outras funções.

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Na Aba " View" e aonde você pode manipular a câmera,fazendo-a mudar de direções.

e por ultimo~~~

Na Aba "Play",é aonde você pode iniciar a sua animação quando ela estiver completa.

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Quando você clicar na barra aonde você escolhe o modelo e escolher "Camera/Light/Acessory/",a interface das abas irão se alterar para essa.



Na Aba "Camera",é aonde você pode mudar o angulo de visão,alterando assim,sua perspectiva.

Na Aba "Light Manipulation",é aonde você altera a direção de luz e o "RGB" do cenário.

Na Aba "Self_Shadow Manipulation",você pode alterar a sombra padrão do modelo,a deixando mais suave ou vice versa.

Na Aba "Acessory Manipulation",você pode abrir objetos no formato ".x" e se quiser,adicionar para seguir um bone do modelo.


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Sobre os bones.



Esses bones TEM que estarem conectados a um "IK",eles servem de apoio para poder mover os "IK".



Esses bones são os IK,eles são para moverem um objeto diretamente,estão presente nos bones das pernas nos modelos default.



Esses são os bones de rotação,que são os mais simples e estão presente em quase todos os modelos.

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Sobre as physics.

As Physics,ou físicas,são para auxiliar durante a produção da animação,elas servem meio que para fazerem os movimentos de certas partes de um modelo "automaticamente",a maioria dos modelos possuem elas,que servem para movimentar partes da roupa,cabelos e até mesmo acessórios pequenos como um ahoge ou brincos.

Porem também ha as físicas "solidas",que servem para impedir as outras de atravessar aquela parte do objeto ou modelo.
Elas estão presentes em quase todos os modelos,são bastantes uteis para evitar erros na sua animação.

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Sobre as joints.

Elas que "seguram" as físicas,impedindo que caiam no chão sem nenhum tipo de proposito,são extremamente necessárias em um modelo com física,porem,se houver uma,apenas uma sem uma física para segurar,pode crashar seu modelo.

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Esse foi meu Tutorial,espero que tenham gostado,estou aceitando criticas e sugestões ou até mesmo conselhos.
Atualmente MikuMikuDance está disponível pelo link do site oficial.
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